terça-feira, 8 de novembro de 2011



Leitura como forma de lazer
              
               Considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação.  “A educação começa em casa”, frase comum que não mente em nenhum aspecto. Cada pessoa que desempenha um papel relevante ou importante tem provavelmente a base familiar como base de conhecimento inicial.
               A importância dada a educação brasileira mesmo que não seja extraordinariamente grande, tem mostrado resultados. Os índices de analfabetismo reduziram-se em quase 7% em 16 anos, de 1992 a 2008, segundo IBGE-PNAD.
               A família deve mostrar-se como centro de apoio, devem dar a possibilidade da leitura aos seus filhos.  Livros infantis podem ser um grande recurso nas primeiras leituras, sendo eles ilustrados e com palavras de fácil alcance, com o passar do tempo, livros mais elaborados podem ser introduzidos quando a criança já estiver acostumada  à pratica. Um bom inicio, pode facilitar o decorrer de uma vida com mais cultura.
              O papel de alfabetizador e “fonte de conhecimento” não é apenas da escola. A escola é aderida a um processo já em andamento. Os pais devem compreender o quão importante á a participação e a compra de livros didáticos.
                A leitura é uma forma de conhecermos um pouco mais do mundo que nos cerca. Fornece conhecimento e respeito. Famílias devem se empenhar juntas para formar cidadãos melhores. A leitura não deve ser vista como obrigação, mas como forma de lazer. A leitura é uma arte.